Instagram | Otimizando Passo a Passo: Fotografia de Perfil

Instagram | Otimizando Passo a Passo: Fotografia de Perfil, suge no seguimento da publicação anterior (12 Dias 12 Erros | Instagram), a partir da qual iremos abordar cada um dos erros mencionados. Muito deles serão explorados em mais do que uma publicação, numa ótica de tornar a informação transmitida em algo mais fácil de ler e, por consequência, reter e aplicar nos próprios perfis.

Assim sendo, começamos logo pelo primeiro elemento que salta à vista quando visitamos uma conta de Instagram: a fotografia do perfil. 

Em conjunto com a bio, este elemento é um dos primeiros pontos de contacto visual de qualquer utilizador ao visitar uma página. É aqui que aspetos tão básicos como a consistência da marca, a identidade visual e a fiabilidade da página são analisadas pelos visitantes.

Eis o que ter em consideração para criar um primeiro impacto positivo:

1. Identidade Visual Consistente

Caso esteja a trabalhar o perfil de uma marca, a fotografia deve alinhada com a identidade visual da mesma – o que inclui as cores, fontes e imagens que representam a mesma.
O logótipo é uma das opções mais frequentes, promovendo um reconhecimento quase imediato por parte dos clientes e potênciais clientes. Esta opção permite igualmente um reconhecimento coletivo da marca através de diferentes plataformas e em diversos contextos.

  • Exemplo: Empresas como a Nike ou a McDonald’s utilizam os seus logotipos como fotos de perfil, estabelecendo uma conexão imediata de familiaridade e confiança – independentemente do conteúdo publicado.

Já no que diz respeito a perfis pessoais, como influenciadores ou empreendedores, a foto deve espelhar clareza e profissionalismo, ao mesmo tempo que reflete o caracter pessoal. Fotografias de rosto nítidas e com boa qualidade são uma boa escolha, principalmente se o objetivo é ser reconhecido facilmente.

2. Cores e Contraste

A fotografia de perfil aparece apenas em contextos em que o tamanho da mesma é bastante reduzido, seja no perfil ou nos comentários e notificações. Esta característica influência negativamente a identificação de pequenos detalhes, pelo que é importante que a mesma seja simples, limpa, clara e tenha um bom contraste. Quanto mais elaborada for a fotografia utilizada no perfil, mais ruído visual vai causar, tornando-se impercetível nos tamanhos em que vai ser utilizada, o que acaba por sabotar o reconhecimento da marca/página.

  • Mini-checklist: Fundo simples; Rosto ou Logótipo; Utilizar cores que ajudem o principal elemento a sobressair. (Fundos ou elementos complexos tornam a imagem confusa)

3. Aproximação e Clareza

Tanto no que diz respeito às marcas pessoais, como às empresariais, o ideal é que a fotografia de perfil mostre o rosto/logótipo de forma clara e aproximada. É óbvio que, mesmo aproximando o mais possível, convém garantir que a qualidade e perceptividade da imagem não é posta em causa. Ainda assim, o objetivo é permitir um reconhecimento imediato para que, ao ser mais facilmente identificável, seja possivel criar uma sensação de conexão mais consolidada.

  • Mini-checklist: Espaço neutro; Boa iluminação; Aparência profissional; Olhar diretamente para a câmara; Expressar emoções positivas (simpatia/confiança/autenticidade).

4. Qualidade da Imagem

Há poucos elementos que prejudiquem tanto a perceção de um perfil como fotografias ou imagens com má qualidade. Carregamos connosco, todos os dias, ferramentas fantásticas que nos permitem fotografar imagens nitidas e com boa qualidade. Os nossos smartphones e as suas câmaras eliminaram qualquer vestígio de desculpa que pudessemos utilizar para continuar a fazer o upload de imagens desfocadas ou pixelizadas. No fim do dia, um trabalho desleixado afeta a credibilidade que a marca transmite, refletindo um ar amador e de pouca confiança.

  • Sugestão: Utilize imagens com alta resolução, mesmo nos formatos mais pequenos. Ter em atenção que a fotografia de perfil do Instagram apresenta um formato circular, pelo que deve certeficar-se que o conteúdo importante se encontra ao centro e não na zona de corte.

5. Coerência Entre Plataformas

Manter a coerência visual entre diferentes plataformas de redes sociais é facilmente algo facilmente alcançado utilizando a mesma fotografia de perfil ou uma semelhante. Usar a mesma foto ou uma similar em todas as plataformas cria familiaridade com sua audiência e facilita o reconhecimento da sua marca em diferentes ambientes digitais.

  • Exemplo: A Apple e a Starbucks utilizam o seu logo em todas as suas redes sociais, reforçando a consistência e facilidade de reconhecimento da marca em qualquer plataforma.

6. Atualizar quando necessário

Qualquer marca, seja ela pessoal ou empresarial, atravessa várias fases ao longo do tempo e a fotografia de perfil deve refletir isso mesmo. Este tipo de mudança/atualização pode ser impulsionada por uma atualização do branding da empresa, de um redirecionamento do conteúdo de um influencer, pode até mesmo refletir a sazonalidade ou campanhas especifícas. É importante reforçar que a consistência entre a identidade visual da marca, os valores e a missão das mesmas deve estar refletido na escolha da fotografia de perfil.

 

Conclusão
Instagram | Otimizando Passo a Passo: Fotografia de Perfil

A foto de perfil do Instagram é muito mais do que uma simple fotografia! Na verdade, é uma peça fundamental da identidade e presença da sua marca no Instagram (e nas outras redes sociais). Uma imagem clara, representativa e de elevada qualidade, ajuda-o a fortalecer sua marca, a transmitir confiança e a garantir que a sua marca/negócio é reconhecida de imediato.

Existem 3 elementos chave que permitem maximizar o impacto da fotografia de perfil do Instagram: consistência visual, qualidade da imagem e a perceptividade..


A próxima publicação irá tratar da otimização da biografia do seu perfil de instagram. Fique atento e conheça os elementos e características que podem impulsionar o seu perfil!

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Até à próxima 👋