Instagram | Otimizando Passo a Passo: Bio pretende demonstrar que a biografia da sua conta de instagram tem mais impacto do que parece, não só para o desempenho da própria página, mas o alcance do seu negócio!
Com o crescimento das redes sociais, o Instagram tem se destacado como uma das plataformas mais populares para promover negócios, marcas pessoais e construir comunidades. É neste contexto que a biografia se apresenta como sendo um elemento fundamental, contextualizando o conteúdo da conta, estabelecendo expectativas, cativando o seguidor e guiando a forma como experencia a marca (dentro e fora da plataforma).
Assim sendo, ficam aqui alguns elementos a ter conta no momento de desenvolver, adaptar ou otimizar a biografia da sua página:
1. Linguagem clara e informação objetiva
É importante perceber que, independentemente do impacto que a biografia tem na jornada do utilizador, o consumo da sua informação é feito numa questão de segundos – assim como a tomada de decisão em seguir ou interagir com a página. Deste modo, é de extrema importância que a biografia tenha uma descrição clara, objetiva e cativante, ao mesmo tempo que transmite quem é a marca/negócio, o que faz, em que contribui para a vida do utilizador. A resposta imediata a estas questões permite ao seu (potencial) cliente ou seguidor perceber se vale ou não a pena seguir a página.
2. Identidade e personalidade
A identidade e personalidade na marca ou negócio deve estar presente na descrição desenvolvida para a bio. Esta é a oportunidade perfeita para destacar a autenticidade da proposta de valor e o que diferencia a sua oferta – reforçando a relevância da sua marca e o seu posicionamento.
3. Palavras-Chave
Para os mais desatentos: houve uma atualização no algoritmo da pesquisa do Instagram! A aba em questão funciona, neste momento, de um modo muito semelhante ao de motores de busca (ex. Google). Isto implica que a sigla SEO (search engine optimization) também se aplica a esta rede social. Por este motivo, elementos como “palavras-chave” passam a ocupar um lugar de destaque na criação de conteúdo – incluindo na própria bio. Um exemplo de palavras-chave crucial a estar presente nesta secção é, definitivamente, um termo relacionado com o nicho de atuação.
4. Direcionar o utilizador
A biografia, por mais consisa que seja, permite direcionar o comportamento do utilizador, complementando a sua experiência de navegação – até mesmo para fora da própria plataforma. É possível adicionar links clicáveis à biografia, seja para uma loja online, um site, uma landing page, etc. O mesmo pode ser alterado em conformidade com a informação que considere mais relevante para o seu negócio. Agora, não vamos perder a cabeça e colocar uma lista infindável com todos os links – porque são mesmo muito importantes e têm de mesmo de estar!. Neste caso, o que podemos fazer é utilizar uma aplicação como o Linktree ou o Flodesk. Estas aplicações permitem colocar apenas um link na bio e, ao abri-lo, poderá colocar todos os links que considera importantes, mas de forma estética, legível e apelativa. Este campo pode e deve ser personalizado em conformidade com quaisquer campanhas que tenha em vigor.
5. Call-To-Action e interação
O CTA (call-to-action) ou “chamada para a ação” é utilizado para incentivar o utilizador a completar uma ação, seja clicar no link da bio, enviar mensagem privada, comprar um produto, visitar o site, etc. Uma orientação clara e que transpareça autenticidade complementa e completa a todo o trabalho de contextualização e direcionamento desenvolvido nos elementos mencionados até aqui. Ao ser bem construído, um CTA confere um papel mais ativo e interativo ao próprio seguidor/utilizador.
6. Credibilidade e Confiança
Não é novidade para ninguém que a credibilidade e a confiança transmitida por uma marca influência a perceção do consumidor sobre esse mesmo negócio e os seus produtos/serviços. É isto que conquistamos junto dos potenciais seguidores e consumidores ao construir uma biografia completa, profissional e bem direcionada.
Instagram | Otimizando Passo a Passo: Bio – checklist para cumprir os elementos mencionados:
1. Foto de Perfil
Escolha uma fotografia profissional ou que represente claramente a sua marca. No que diz respeito a negócios e empresas, é muito comum a utilização de logótipos, já influenciodares e marcas pessoais tendem a utilizar fotografias de rosto que permitam um reconhecimento imediato.
2. Nome
O nome do perfil de instagram é pesquisável, pelo que é importante incluir palavras-chave relevantes no nicho de atuação.
3. Descrição Objetiva
A biografia tem um limite de 150 caracteres, pelo que é importante que o texto seja claro, direto e objetivo. Neste pequeno espaço, garanta que responde às perguntas:
- Quem é?
- O que faz?
- Como pode ajudar os seus seguidores?
4. Uso Estratégico de Emojis
Utilize emojis relevantes para o contexto e a própria marca, de forma a tornar o texto mais atrativo e com mais estrutura. São também importantes para direcionar a atenção do utilizador para pontos específicos do texto. Mas não abuse! Use com moderação.
5. Chamada para Ação (CTA)
Encorage os seus (potenciais) seguidores a interagir com a sua marca/perfil. Utilize um CTA adequado para direcionar os utilizadores para uma ação que pretende que desempenhem:
- “Clique no link para saber mais”
- “Confira nossos produtos mais recentes! 👇”
- “Doe agora e faça a diferença! 🌍”
6. Link
Utilize um único link! Tem mais links relevantes para apresentar? Utilize plataformas como o Linktree ou o Flodesk – permitem exibir vários links numa única página, direcionando o público alvo de forma mais precisa.
7. Contato
Certifique-se de que é fácil entrar em contacto consigo. Adicione as informações de contacto ao seu perfil.
8. Categorias e Localização
Não se esqueça de definir a categoria do seu negócio e adicionar o botão de ação mais relevante para o seu negócio/marca. Caso considere relevante preencha também o campo de localização às opções de contacto.
A próxima publicação servirá para o guiar enquanto faz uma auditoria à biografia do seu perfil. Fique atento e aprenda a analisar de forma critica a informação que dispõe na bio!
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Até à próxima 👋