Instagram | Auditoria à Bio: Checklist
A biografia da sua conta de Instagram está otimizada? Utilize esta Checklist e descubra!
1. Foto de Perfil
- A imagem é clara e de alta qualidade?
- A foto ou logotipo é fácil de reconhecer, mesmo em tamanho pequeno?
- O logotipo é visível e alinhado à identidade da empresa?
- A foto tem um aspeto profissional?
- A foto está alinhada com a identidade visual?
- Há coerência entre a foto do Instagram e a de outros canais (site, outras redes sociais)?
- Está dentro das dimensões recomendadas (110 x 110 pixels)?
- Está centrada e não perde informação (não cortada)?
- A foto de perfil é apelativa o suficiente para gerar curiosidade?
-
Biografia
- A biografia é clara e de fácil leitura?
- Comunica quem é a marca/negócio?
- Inclui palavras-chave relevantes?
- Está otimizada para SEO?
- Reflete a personalidade e valores da marca?
- Inclui emojis relevantes?
- Emojis incluidos com estratégia e equilibrio?
- A linguagem está adaptada ao público alvo?
- Inclui CTA (call-to-action/chamada para a ação)?
- O CTA está associado a um link?
- O link na biografia está funcional?
- O link direciona para uma página relevante?
- Vários links, mas apresentados através de landing page (Linktree/Flodesk)?
-
Coerência e Alinhamento
- Existe coerência entre Biografia e a Foto de Perfil?
- A mensagem transmitida por todos os elementos é consistente e coerente?
- Os elementos apresentados estão alinhados com a identidade da marca?
- A foto e a bio estão alinhadas com o conteúdo do perfil?
- Em caso de alteração de direcionamento estratégico, a bio foi atualizada em conformidade?
-
Veracidade e Ética
- As informações são verdadeiras?
- A biografia transparece a credibilidade do negócio/marca?
- Os links apresentados contribuem para reforçar a confiança do público?
-
Atualização e Relevância
- Atualizada em linha com o momento que a marca/negócio atravessa?
- Menciona eventos/lançamentos atuais?
- Reflete as tendências de mercado abraçadas pela marca?
-
Acessibilidade
- É fácil de ler?
- É fácil de compreender por pessoas com diferentes níveis de compreensão?
- Os emojis facilitam a leitura?
- As informações de contacto estão claras?
- O propósito do link está claro?
- As opções de contacto estão bem configuradas (válido em conta comercial)?
Chegámos ao fim do nosso artigo “Instagram | Auditoria à Bio: Checklist”. Espero que esta informação seja útil e auxilie o processo de auditoria da sua conta de Instagram.
Poderá fazer o download da Checklist em formato pdf: aqui.
Na próxima publicação iremos apresentar algumas alternativas gratuitas para apresentar os seus vários links na bio!
Até lá, se não tem tempo para otimizar o seu perfil de Instagram sozinho, clique aqui ou aqui para saber como posso ajudar o seu negócio.
Até à próxima 👋