Instagram | Auditoria à Bio: Checklist

Instagram | Auditoria à Bio: Checklist

A biografia da sua conta de Instagram está otimizada? Utilize esta Checklist e descubra!

1. Foto de Perfil

  • A imagem é clara e de alta qualidade?
  • A foto ou logotipo é fácil de reconhecer, mesmo em tamanho pequeno?
  • O logotipo é visível e alinhado à identidade da empresa?
  • A foto tem um aspeto profissional?
  • A foto está alinhada com a identidade visual?
  • Há coerência entre a foto do Instagram e a de outros canais (site, outras redes sociais)?
  • Está dentro das dimensões recomendadas (110 x 110 pixels)?
  • Está centrada e não perde informação (não cortada)?
  • A foto de perfil é apelativa o suficiente para gerar curiosidade?
  1. Biografia

  • A biografia é clara e de fácil leitura?
  • Comunica quem é a marca/negócio?
  • Inclui palavras-chave relevantes?
  • Está otimizada para SEO?
  • Reflete a personalidade e valores da marca?
  • Inclui emojis relevantes?
  • Emojis incluidos com estratégia e equilibrio?
  • A linguagem está adaptada ao público alvo?
  • Inclui CTA (call-to-action/chamada para a ação)?
  • O CTA está associado a um link?
  • O link na biografia está funcional?
  • O link direciona para uma página relevante?
  • Vários links, mas apresentados através de landing page (Linktree/Flodesk)?
  1. Coerência e Alinhamento

  • Existe coerência entre Biografia e a Foto de Perfil?
  • A mensagem transmitida por todos os elementos é consistente e coerente? 
  • Os elementos apresentados estão alinhados com a identidade da marca?
  • A foto e a bio estão alinhadas com o conteúdo do perfil?
  • Em caso de alteração de direcionamento estratégico, a bio foi atualizada em conformidade?
  1. Veracidade e Ética

  • As informações são verdadeiras?
  • A biografia transparece a credibilidade do negócio/marca?
  • Os links apresentados contribuem para reforçar a confiança do público?
  1. Atualização e Relevância

  • Atualizada em linha com o momento que a marca/negócio atravessa?
  • Menciona eventos/lançamentos atuais?
  • Reflete as tendências de mercado abraçadas pela marca?
  1. Acessibilidade

  • É fácil de ler?
  • É fácil de compreender por pessoas com diferentes níveis de compreensão?
  • Os emojis facilitam a leitura?
  • As informações de contacto estão claras?
  • O propósito do link está claro?
  • As opções de contacto estão bem configuradas (válido em conta comercial)?


Chegámos ao fim do nosso artigo “
Instagram | Auditoria à Bio: Checklist”. Espero que esta informação seja útil e auxilie o processo de auditoria da sua conta de Instagram.

Poderá fazer o download da Checklist em formato pdf: aqui.

Na próxima publicação iremos apresentar algumas alternativas gratuitas para apresentar os seus vários links na bio!
Até lá, se não tem tempo para otimizar o seu perfil de Instagram sozinho, clique aqui ou aqui para saber como posso ajudar o seu negócio.

Até à próxima 👋